São Paulo, 18 de janeiro de 2008
Carta de Apresentação
Conheço o trabalho do pesquisador Sávio Laet de Barros Campos há cerca de dois anos, e, nesse período, temos mantido constante e fecundo intercâmbio eletrônico (não tive ainda o prazer de conhecê-lo pessoalmente).
Pelos textos que escreve e pelos diálogos (virtuais ou telefônicos) que temos tido, pude notar que Sávio, mesmo tão jovem, é um notável pesquisador de filosofia medieval: com capacidade de identificar os pontos importantes do que ele lê (e ele lê muito e com critério) e de estruturar seu próprio pensamento a partir dessa sólida base.
Tenho acompanhado seus destacados êxitos, em nível de graduação, o que nos tem deixado esperançosos com relação ao seu futuro, graças à capacidade – evidente em seus escritos – de desenvolver um trabalho importante, com significativas contribuições para os estudos medievais, especialmente no que diz respeito ao pensamento tomasiano.
Suas qualidades se manifestam em diversos pontos, dentre os quais, quero destacar: as já referidas diligente dedicação aos estudos e capacidade de identificar os conceitos e apropriar-se deles; a sua elegância e fluência na escrita, o desejo de aprofundar seus estudos e a capacidade didática de expor com clareza os temas filosóficos.
___________________________
Jean Lauand- jeanlau@usp.br
Prof. Titular da Fac. de Educação da USP
__________________________________________________________________
UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
ICHS – INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUAMANAS E SOCIAIS
DEPIL – DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Fone: (65) 3615- 8479/ fax: 3615- 8471
CARTA DE RECOMENDAÇÃO
Vimos pela presente recomendar a pessoa do Ilmo. Sr. Sávio Laet de Barros Campos.
O Sr. Sávio Laet tem sido nosso aluno e orientando durante seus três últimos anos de graduação, durante os quais tem mostrado notória capacidade na assimilação dos conteúdos; desenvoltura em sua compreensão e exposição; responsabilidade nas atividades acadêmicas; exemplar cumprimento das normas particulares de cada disciplina por ele freqüentada.
Tem feito a pesquisa monográfica e a construção de sua Monografia de final de Curso – conquanto sua humildade – com denodo, sagacidade, constância e afinco cujo término foi laureado pela nota máxima.
Tendo terminado sua graduação, ingressou no grupo de pesquisas Polis-Éthos (registrado no CNPq) onde vem contribuindo com sua pesquisa sobre Filosofia Medieval – máxime em Tomás de Aquino – sempre séria, bem fundamentada e aprofundada.
Sem mais.
Cuiabá, 21 de janeiro de 2008.
Prof. Dr. José Jivaldo Lima
Coord. Do Grupo de Pesquisa
PQI/ 2003- Depto. Fil. - UFMT
__________________________________________________________________
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Filosofia
Cuiabá, 07 de janeiro de 2008.
Carta de Recomendação
Sirvo-me do presente para recomendar o professor e pesquisador Sávio Laet, ex-aluno do Departamento de Filosofia da UFMT.
Na condição de estudante do curso de Filosofia deste Departamento, Sávio Laet atingiu um desempenho acadêmico primado pela excelência, que se evidenciou por diversos itens: notas recebidas nas disciplinas cursadas, na acuidade racional e o talento com que desenvolveu e desenvolve seu trabalho de pesquisa, bem como no sucesso obtido na defesa de sua Monografia, de cuja banca fui membro argüidor e na qual, com justeza, o então candidato foi avaliado com a nota máxima.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Angelo Aparecido Zanoni Ramos
Departamento de Filosofia – UFMT
_________________________________________________________________
CARTA DE APRESENTAÇÃO
Sirvo-me do presente para recomendar o professor e pesquisador Sávio Laet de Barros Campos, ex-aluno do Departamento de Filosofia da UFMT. Tendo sido nosso aluno no curso de Graduação em Filosofia, demonstrou uma diferenciada capacidade de captar os conceitos filosóficos com atitude crítica e inventiva através de uma leitura minuciosa das obras filosóficas que constituem a História da Filosofia nos seus diferentes períodos. Sua sagacidade e dedicação se manifestam também no estudo dos diferentes temas ou campos de investigação filosófica como Ética e Filosofia Política, Estética, Lógica e Filosofia da Linguagem. Mas seu talento se revela mesmo no campo da Filosofia Medieval no qual realiza pesquisas.
Provou ainda, no que diz respeito à árdua e solitária tarefa do exercício do pensamento – fundamental no trato do texto filosófico –, uma perspicácia criativa presente na linguagem enxuta dos seus textos. Podemos afirmar que Sávio Laet de Barros Campos alcançou um desempenho acadêmico primado pela excelência que pode ser comprovado pelo seu Currículo.
Atenciosamente,
___________________________________
Prof.ª Ms. Maurilia Valderez Lucas do Amaral
Professora aposentada do Departamento de Filosofia
UFMT-ICHS
_________________________________________________________________
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Filosofia
Cuiabá, 05 de fevereiro de 2009.
Carta de Recomendação
Sirvo-me da presente para apresentar e recomendar o pesquisador e escritor Sávio Laet, ex-aluno do Departamento de Filosofia da UFMT. Durante o interregno do curso de Filosofia deste Departamento, Sávio fora meu aluno na disciplina Tópicos Especiais de Antropologia, interstício durante o qual sempre demonstrou probidade e honestidade intelectual, diferenciando-se, sobretudo, pelo espírito especulativo, crítico e notadamente inquieto ante as grandes questões filosóficas. Acima da média mostra-se também Sávio enquanto pesquisador, sempre arguto e muito dedicado, da filosofia medieval, máxime em Santo Tomás de Aquino. Bom e agudo leitor dos textos tomásicos, e com destacada capacidade de apropriar-se da linguagem do autor, o perfil intelectual de Laet nos permite vislumbrar – até pelo seu acentuado interesse em aperfeiçoar-se – um intelectual capaz de dar, num futuro bem próximo, relevantes contribuições para os estudos tomasianos no Brasil.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Aloir Pacini S.J.
Departamento de Antropologia – UFMT
____________________________________________________
Prof. Dr. Peter Büttner
Pesquisa e Pós-Graduação em Educação para o Pensar na Universidade Federal de Mato Grosso
Emérito do Departamento de Filosofia/Prophil e Instituto de Educação
Rua 41, nº 182, Boa Esperança, 78.068-520 Cuiabá MT – Brasil peterfil@terra.com.br Fone: ý 55 65 ' 3627 6865
|
CARTA DE RECOMENDAÇÃO
Venho, por meio deste instrumento, recomendar o novel historiador da filosofia, Sávio Laet de Barros Campos, ex-aluno meu nas disciplinas História da Filosofia Antiga e Didática da Filosofia, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia, no qual Sávio se distinguiu, principalmente, pelos seguintes valores humanos:
§ Responsabilidade, assiduidade e sagacidade nas atividades acadêmicas,
§ Caráter equilibrado e de bom relacionamento com docentes e colegas,
§ Hábito de leitura e de pesquisa crítica,
§ Conhecimentos fundamentais e específicos da história da filosofia,
§ Habilidades e competência na argumentação filosófica,
§ Notas ótimas nas avaliações do processo da aprendizagem,
§ Dedicação e empenho na participação de atividades coletivas,
· Interesse e esmero em sua formação de qualidade e competência.
Sobressaiu por perseverança e probidade intelectual no estudo dos textos filosóficos, bem como por seu incessante empenho na busca do conhecimento, na confecção dos seus textos e na apresentação destes em sala de aula. Conheci Sávio sempre cuidadoso e muito rigoroso consigo mesmo, com disciplina e força de vontade. Apreciei também sua habilidade de escrever textos filosóficos. Estas qualidades e atitudes me permitem dizer que ele se encontra qualificado para um diálogo frutuoso e significativo com as mais diferentes categorias da comunidade acadêmica, como demonstra no grupo “Pesquisas em Filosofia Antiga e Medieval”, do Departamento de Filosofia da UFMT. Seu grande interesse na Filosofia Medieval e as respectivas abordagens que tem feito podem indicar um futuro promissor para este jovem profissional. Assim, Sávio apresenta todas as condições para uma substancial contribuição em proveito do avanço e do desenvolvimento das áreas de filosofia e educação, seja como pesquisador, escritor, ou docente.
Sem mais, Cuiabá, 31 de janeiro de 2008,
Prof. Dr. Peter Büttner.