Conspecto da teologia enquanto ciência em Tomás de Aquino
Anexos do Artigo:
Por ciência (scientia), Tomás entende não somente um conhecimento certo e seguro, obtido a partir de princípios evidentes e necessários, mas também e, sobretudo, um conhecimento adquirido pelas próprias causas das coisas. Ora, desde já podemos afirmar que a teologia é uma ciência, porquanto, como perquiriremos com minudência, é um conhecimento pela causa primeira de todas as coisas, qual seja, Deus, enquanto este se revelou sub ratione Deitatis.
Mas há dois tipos de ciência. Existem aquelas ciências cujos princípios procedem do próprio intelecto e há aquelas que recebem os seus princípios de outras ciências mais eminentes que ela. Ora, Tomás de Aquino coloca a ciência sagrada dentro do segundo modo de ciência. De fato, os seus princípios são tomados da própria ciência divina e dos bem-aventurados. Destarte, ela não precisará preocupar-se em demonstrar os mistérios da fé, visto que a nenhuma ciência cabe demonstrar os seus próprios princípios, seja porque eles são evidentes por si, seja porque eles procedem de uma ciência superior.