Neste artigo pretendemos dedicarmos às perfeições divinas. Ater-nos-emos àqueles atributos que podem ser admitidos pela razão natural. Procederemos da seguinte forma: antes de tudo, apresentaremos a ordem e a razão desta ordem na qual exporemos os atributos divinos; em seguida, passaremos ao estudo das perfeições divinas. Em primeiro lugar, estudaremos a inteligência. Em segundo, o que diz respeito à vontade. No que toca à vontade, exporemos o que concerne ao amor em Deus, pois o amor é o primeiro móvel da vontade. Em terceiro lugar, perscrutaremos a perfeição da vida em Deus. E, por fim, trataremos da beatitude divina. Valer-nos-emos dos textos consignados nas duas Sumas, além de precisões posteriores retiradas do clássico de Étienne Gilson: Le Thomisme. Introduction au Siystème de Saint Thomas D’aquin (1919). Utilizaremos a versão castelhana (1960) da obra – única autorizada do original francês – vertida por Alberto Oteiza Quirino em: El Tomismo: Introducción a La Filosofía de Santo Tomás de Aquino.