Por meio de cinco vias (quinque viis), anela Tomás demonstrar a existência de Deus. Encontramo-las sistematicamente expostas nas suas grandes obras: a Suma Contra os Gentios e a Suma Teológica. Comumente apreciam os estudiosos ser a exposição da Contra Gentiles mais física, enquanto a da Summa Theologiae mais metafísica. O que é fora de dúvida é que a exposição da Contra Gentiles é mais pormenorizada, enquanto a Summa é mais sintética. Cabe o adendo de que esta diferença entre as duas exposições deve-se, ao menos em parte, à finalidade das referidas obras.
No presente artigo, procederemos da seguinte forma: exporemos as cinco vias, dando destaque à primeira delas, a via do movimento, e para a quinta, a saber, a das causas finais. Privilegiaremos ambas, por ser a primeira a mais manifesta e a quinta a mais famosa. Em seguida, consideraremos os pontos em comum de todas as vias: a experiência sensível e a base existencial, o princípio de causalidade e o universo hierarquicamente organizado segundo graus de perfeição. Por fim, teceremos as considerações finais do texto.