Este trabalho versa acerca da noção de existência no âmbito da ontologia tomásica. Ele trata do existir entendido enquanto ato de ser (actus essendi). Para desenvolver esta temática, teremos que definir alguns termos recorrentes na ontologia tomasiana: substância (substantia), essência (essentia), acidente (accidens), matéria (materia), forma (forma), ente (ens), ato (actus) e potência (potentia). Uma vez tendo procedido à análise destes termos, num esforço sintético, tentaremos relacioná-los com o ser (esse). Destarte, abordaremos a questão da relação entre: ser (esse) e substância (substantia), ser (esse) e ente (ens), essência (essentia) e existência, ser (esse) e ato (actus) e ser (esse) e perfeição (perfectione).
Privilegiaremos, a título de fonte, a Summa contra Gentiles (1258 a 1264), na tradução brasileira de Odilão Moura, revista recentemente (1996) pelo Prof. Luis Alberto De Boni e a Summa Theologiae (1266-1274) – obra-prima do autor – máxime na sua “Prima Pars”, composta entre os anos 1266 a 1272. Transitaremos por esta última na sua mais recente tradução brasileira – empresa de fôlego das Edições Loyola – e que resultou no aparecimento de nove volumes, entre os anos de 2001 a 2006. No que concerne aos comentadores de Tomás, visitaremos o clássico Le Thomisme. Introduction au Siystème de Saint Thomas D’aquin (1919) de Étienne Gilson. Frequentaremos a versão castelhana (1951) desta obra – única autorizada do original francês – por Alberto Oteiza Quirino: El Tomismo: Introducción a La Filosofía de Santo Tomás de Aquino. Lançaremos mão também do intróito de Luiz Jean Lauand, Tomás de Aquino: vida e pensamento – estudo introdutório geral (e à questão “Sobre o verbo”), disponível na obra Verdade e Conhecimento, lançada pela Martins Fontes, em 1999.
Segue anexa: versão revista, corrida e discretamente ampliada pelo autor