Este artigo versa acerca da criação, seguindo a orientação tomásica da Prima Pars da Summa Theologiae, em suas questiones de 44 a 49, com a única interpolação da quaestio 104. Depois de tratar das Pessoas divinas, Tomás passa a considerar a processão das criaturas a partir de Deus. Esta consideração abrange três partes: a primeira está orientada para a produção das coisas; a segunda, sobre a distinção entre elas; a terceira, sobre a conservação e governo das criaturas. Neste ensaio, elegemos contemplar apenas as questões concernentes à produção das coisas no ser e a distinção entre elas.
Ora, no que toca à produção das coisas no ser, três questões fazem-se particularmente pertinentes. A primeira delas é a inquirição acerca da causa primeira de todos os entes. A segunda diz respeito à inquisição sobre como as criaturas procedem da sua causa primeira. A terceira é uma pesquisa que tange à duração das coisas. Agora bem, quanto à primeira questão, temos as seguintes averiguações a fazer: Deus é a causa eficiente de todas as coisas? A matéria primeira foi criada por Deus? Deus é a causa exemplar das coisas? Deus é a causa final das coisas? Acerca da segunda, cabe perquirir: o que é criar? Deus pode criar? A criação é alguma coisa nas criaturas? Ser criado é próprio do que é composto e subsistente? Só Deus pode criar? A criação é algo comum à Trindade ou a uma das pessoas? Há algum vestígio da Trindade nos seres criados? A criação implica também que Deus conserve continuamente o existir dos entes? No que diz respeito à terceira questão, devemos arguir: as criaturas existiram sempre? Que elas tenham ou não existido sempre é um artigo de fé?
No que tange à distinção entre as coisas, cuida considerar três questões: a distinção das coisas em geral, a distinção entre bem e o mal e a distinção entre a criatura espiritual e a criatura corporal. Destas três, a nossa abordagem privilegiará as duas primeiras. Ora, acerca da primeira, importa questionar: a multiplicidade ou distinção das coisas provêm de Deus? A consequente desigualdade entre elas procede de Deus? Há um único mundo? No que se refere à distinção entre as coisas em particular, deve-se perguntar sobre a distinção entre o bem e o mal. Ora, atende que consideremos, antes de tudo: se o mal é uma natureza; se ele se encontra nas coisas; se o bem é o sujeito do mal; se o mal destrói totalmente o bem; se o mal se divide em mal de culpa e mal de pena; se o mal de culpa tem maior razão de mal que o mal de pena. Em seguida, cumpre interrogar sobre a causa do mal. Referente a esta questão, cabe investigar: se o bem pode ser causa do mal; se o bem supremo é causa do mal; se há um mal supremo, causa e princípio de todos os males. |