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- Humildade e exaltação: A dinâmica do amor
- Deus é um seio – Narrativas evangélicas
- Marxismo: A “sacrossanta” anulação do amor ao próximo por amor à humanidade
- Deus, Filosofia e Vida – Uma primeira aproximação
Tomás de Aquino
Postado em:02/04/2016 às 15:51 
A Ética Filosófica em Tomás de Aquino
Como diria Gonzaguinha, começaria tudo outra vez, se preciso fosse! Certamente não da mesma forma, até porque  nu...
Postado em:28/03/2015 às 23:49 
Humildade e exaltação: A dinâmica do amor
Apesar de lançado agora, há muito escrevi este artigo. O autor do livro do Eclesiástico afirma: “Não ordenou a ninguém s
Postado em:01/03/2015 às 15:28 
Deus é um seio – Narrativas evangélicas
No filme de Mel Gibson, A Paixão de Cristo, o que mais me impressionou foi a absoluta fidelidade de Nosso Senhor a Ele m
Postado em:17/12/2014 às 12:34 
Marxismo: A “sacrossanta” anulação do amor ao próximo por amor à humanidade
Um dos rituais judaicos para expiação dos pecados consistia no fato de toda comunidade colocar as mãos sobre um bode e c
Postado em:30/09/2014 às 17:54 
Deus, Filosofia e Vida – Uma primeira aproximação
Há muito escrevi este texto. Não faço ideia em que gênero literário enquadrá-lo.  Também não julgo que seja desti...
Os Padres Gregos
por: - Data:13/07/2010 às Horário: 17:57
Clemente de Alexandria: O Verbo como pedagogo
Anexos do Artigo: 

De família gentia, Tito Flávio Clemente nasceu em Atenas, por volta do ano 150 da nossa era. Após a sua conversão, viajou para muitos lugares da Grécia, Ásia Menor e Palestina. Foi em Alexandria, no entanto, que encontrou o seu verdadeiro paradeiro: primeiro como aluno de Panteno; depois, com a morte deste, como diretor da escola. Na perseguição de Septímio aos cristãos, fugiu do Egito em companhia de um ex-discípulo, Alexandre, Bispo de Cesareia e parece ter falecido entre 212 a 217. Não se sabe, ao certo, se foi ou não sacerdote. Muito versado tanto na literatura cristã como na filosofia grega, Clemente merece ser tido como o primeiro dos sábios cristãos.

Neste pequeno ensaio, envidaremos esforços para explicar a função pedagógica do Verbo no pensamento de Clemente. Intencionamos mostrar como ele instruiu os judeus e pagãos antes da revelação, como ele instrui os não-cristãos e cristãos após a revelação, e como a fé, em Clemente, torna-se critério de escolha para que o cristão se inicie nas ciências profanas e na própria filosofia, mantendo-as sempre sob o domínio da teologia. Por fim, passaremos às considerações finais sobre o texto.

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   Documentos da notícia:
 Clemente_Alexandria_Verbo_Pedagogo.pdf
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