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- A Ética Filosófica em Tomás de Aquino
- Humildade e exaltação: A dinâmica do amor
- Deus é um seio – Narrativas evangélicas
- Marxismo: A “sacrossanta” anulação do amor ao próximo por amor à humanidade
- Deus, Filosofia e Vida – Uma primeira aproximação
Tomás de Aquino
Postado em:02/04/2016 às 15:51 
A Ética Filosófica em Tomás de Aquino
Resumo   A proposta deste trabalho é mostrar a existência de uma ética filosófica no bojo da teologia moral de ...
Postado em:28/03/2015 às 23:49 
Humildade e exaltação: A dinâmica do amor
Apesar de lançado agora, há muito escrevi este artigo. O autor do livro do Eclesiástico afirma: “Não ordenou a ninguém s
Postado em:01/03/2015 às 15:28 
Deus é um seio – Narrativas evangélicas
No filme de Mel Gibson, A Paixão de Cristo, o que mais me impressionou foi a absoluta fidelidade de Nosso Senhor a Ele m
Postado em:17/12/2014 às 12:34 
Marxismo: A “sacrossanta” anulação do amor ao próximo por amor à humanidade
Um dos rituais judaicos para expiação dos pecados consistia no fato de toda comunidade colocar as mãos sobre um bode e c
Postado em:30/09/2014 às 17:54 
Deus, Filosofia e Vida – Uma primeira aproximação
Há muito escrevi este texto. Não faço ideia em que gênero literário enquadrá-lo.  Também não julgo que seja desti...
por: - Data:21/04/2010 às Horário: 19:59
O Cogito em Agostinho
Anexos do Artigo: 

Neste artigo buscaremos acentuar a descoberta que fez de Etienne Gilson o maior historiador da filosofia medieval do século XX, a saber, que o fundamento do sistema cartesiano e de toda a filosofia moderna procede de Santo Agostinho. De fato, a filosofia moderna é inaugurada com o postulado “penso, logo existo” (cogito ergo sum). Ora, tal máxima nada mais é do que a corruptela de uma premissa agostiniana. Com efeito, a filosofia moderna nasce de uma certeza oriunda da psicologia agostiniana.

Etienne Gilson – o maior historiador da filosofia medieval no século XX – não iniciou as suas pesquisas em filosofia medieval. Antes de ser medievalista, foi um dedicado estudioso da filosofia moderna. A sua tese de doutorado, La Libertè chez Descartes et la Théologie e Index scolatico-cartésien (1913), teve por tema o pensamento cartesiano em confronto com o escolástico. Gilson voltou-se para os medievais somente após reconhecer que a filosofia cartesiana devia mais aos medievais – máxime a Agostinho – do que comumente se pensava.

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   Documentos da notícia:
 Cogito_Agostinho.pdf
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