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Tomás de Aquino
Postado em:02/04/2016 às 15:51 
A Ética Filosófica em Tomás de Aquino
Como diria Gonzaguinha, começaria tudo outra vez, se preciso fosse! Certamente não da mesma forma, até porque  nu...
Postado em:28/03/2015 às 23:49 
Humildade e exaltação: A dinâmica do amor
Apesar de lançado agora, há muito escrevi este artigo. O autor do livro do Eclesiástico afirma: “Não ordenou a ninguém s
Postado em:01/03/2015 às 15:28 
Deus é um seio – Narrativas evangélicas
No filme de Mel Gibson, A Paixão de Cristo, o que mais me impressionou foi a absoluta fidelidade de Nosso Senhor a Ele m
Postado em:17/12/2014 às 12:34 
Marxismo: A “sacrossanta” anulação do amor ao próximo por amor à humanidade
Um dos rituais judaicos para expiação dos pecados consistia no fato de toda comunidade colocar as mãos sobre um bode e c
Postado em:30/09/2014 às 17:54 
Deus, Filosofia e Vida – Uma primeira aproximação
Há muito escrevi este texto. Não faço ideia em que gênero literário enquadrá-lo.  Também não julgo que seja desti...
Filosofia e Teologia
por: - Data:15/01/2010 às Horário: 14:19
A filosofia no ocidente cristão
Anexos do Artigo: 

Em outra empresa, havíamos tecido inúmeros comentários ao texto de Pieper: O Caráter Problemático de uma Filosofia Não-Cristã. Entretanto, não nos damos por satisfeitos e, dada a riqueza inesgotável de tal texto, houvemos por bem retornar a ele.

Esta intervenção de Pieper, ao que tudo indica, teve por motivação a declaração de Heidegger, segundo a qual uma filosofia cristã seria como um círculo quadrado. Pieper, no presente texto, nada mais faz que inverter esta sentença. De fato, para ele, um círculo quadrado seria antes um ato de filosofar que prescindisse da Revelação cristã.

Pieper, atento à “malícia” da sentença heidegeriana, procedente do fato de este pensador não admitir a legitimidade do caráter suprarracional que uma filosofia cristã sempre supõe, opta por frequentar os textos dos primeiros filósofos gregos. Quer ele mostrar com esta atitude, que o suprarracional, longe de lançar dúvidas sobre a autenticidade e legitimidade do filosofar, pode ser, ao contrário, considerado como uma de suas características primordiais.

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   Documentos da notícia:
 Filosofia_Ocidente_Cristao.pdf
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